Patrimônio Financeiro fev/2020 (R$ 65.139,83) ou -1,38%

Corona vírus novamente impactando na rentabilidade da minha carteira, este mês de fevereiro teve uma rentabilidade de -1.38%.


Distribuição

No fechamento de janeiro a proporção Renda Fixa/Renda Varável estava 36,3/63,7 neste mês de fevereiro o impacto do corona vírus no mercado de ações foi grande, embora eu tenha aportado bastante em ações/fundos imobiliários a proporção de renda variável se manteve em 36,8%.


Poupança

A rentabilidade da poupança este mês foi de 0.25% a.m.

Tesouro Direto

O tesouro direto teve uma rentabilidade mensal de -0.32% neste mês de janeiro. E com a retirada do IPCA+ 2024 resolvi aportar no mais próximo que foi o novo IPCA+ 2026.


Renda variável

 A rentabilidade das ações neste mês foi de -3.48%.  Esta queda na rentabilidade foi causada novamente pelo efeito corona vírus que se intensificou ainda mais, e tudo leva a crer que o mês de março vai ser vermelho. Tinha guardado uma reserva de oportunidade e aproveitei a baixa para pesar mais a mão nos aportes. Este ano promete ser ano das oportunidades devido a estas crises causadas pelo famigerado vírus. Lembrando novamente que neste ano temos vários acontecimentos importantes como eleições nos EUA e aqui no Brasilzão. Acrescentei mais um ativo na minha carteira de ações TAEE3, embora não goste de ações com UNIT, fui atraído pelos dividendos e pela governança da empresa.





Dividendos

Segue ranking de dividendos recebidos da minha carteira de renda variável. Este ano pretendo focar em empresas e fundos imobiliários que paguem bons dividendos.


Aportes Realizados

Nos aportes realizados em fevereiro de 2020 destinei para investimentos R$ 3.356,88 , que investi da seguinte forma da seguinte forma:
  • Poupança : R$ 500,00
  • Itausa (ITSA3) : R$ 925,13
  • Taesa (GRND3) : R$ 633,75
  • Maxi Renda(MXRF11) : R$ 530,39
  • Tesouro IPCA+2026 : R$ 280,79
  • Tesouro IPCA+2035 : R$ 486,82

Jornada

Resolvi fazer uma retrospectiva dos meus investimentos até aqui. Da tranquilidade da poupança, a marcação a mercado do tesouro direto e a volatilidade das ações e FII. Olhando para fevereiro de 2020 acho que é o início da crise no mercado financeiro causada pelo corona vírus. Tendo como base a minha carteira de investimentos e levando em conta só o último período em lilás, em que acrescentei a renda variável a carteira, tive 3 pontos de rentabilidade mais negativa:

1) maio de 2018 ( -2,03% ) : Greve dos Caminhoneiros;
2) fevereiro de 2019 ( -1,46% ) : Não me lembro o que houve para ter essa baixa;
3) fevereiro de 2020 ( -1,38% ) : Corona vírus (início???).

Abaixo a rentabilidade mensal acumulada de 46,22%.


Postar um comentário

0 Comentários