Como é ser sócio da LREN3

Vale a pena ser sócio das Lojas Renner S.A ou LREN3 ?




Lojas Renner S.A, grande empresa do ramo varejista aqui no nosso Brasil. Essa empresa faz parte da minha carteira de ações e foi o meu primeiro pé no mercado de renda variável, minha primeira compra de ações foi a LREN3. Sou bastante conservador nos meus investimentos, inclusive se tratando de renda variável. Pode parecer uma contradição ter começado com uma empresa desse setor, mas depois de 2 meses verificando balanços e tomando coragem decidi começar no mercado de ações por ela. Uma palavra resume essa decisão: Crescimento. Este artigo mostra um histórico de como é ser um pequeno sócio investidor das Lojas Renner S.A de 2017 a 2020, esta empresa que tem a ação de ticker LREN3 e está desde 2005 listada na bolsa pertencendo ao novo mercado.

Porque eu investi em LREN3

Um dos motivos que me fizeram investir nas Lojas Renner S.A foi o crescimento que ela apresentou nos meses e anos antes de dezembro de 2017.  De novembro de 2009 a dezembro 2017, exatos 97  meses a ação ordinária LREN3 teve uma rentabilidade de 2388,89%. Isso convertido para meses daria 24,62% a.m, parece até rendimento de pirâmide, como a Unick Forex. Só que no caso esse rendimento é justificado por uma empresa real e todo seu corpo de funcionários.
rentabilidade passada da LREN3

Mas crescimento passado garante o crescimento futuro? Não. Porém há vários detalhes subjetivos como governança e sustentabilidade que justificam os lucros crescentes e a cotação acompanhando este lucro.


Minha Rentabilidade em LREN3

Minha rentabilidade considerando somente a ação LREN3, é historicamente positiva. Considerando o preço da cotação em janeiro de 2020, antes da crise, o percentual de rentabilidade ao mês foi de 1,46%.
Bem distante do exemplo anterior porém eu acredito que como é um investimento de longo prazo este valor é aceitável. 
rentabilidade mensal lren3

No gráfico acima temos a rentabilidade mensal em % a.m. e o maior valor foi em 10/2018 com 21,31%. Já o menor valor foi na crise do corona, em 03/2020, com -37,04%. Nesses 30 meses de investimento teve 9 meses de rentabilidade negativa e 21 de positiva, de certa forma, isso quer dizer que historicamente a rentabilidade está positiva. O gráfico abaixo mostra a restabilidade acumulada e atualmente, mesmo com a crise, temos uma rentabilidade acumulada de 15,14% em 06/2020.
rentabilidade histórica lren3
Lembrando que antes da crise tivemos um pico de rentabilidade acumulada de 58,25%

LREN3 paga dividendos?

Definitivamente Lojas Renner S.A não é uma vaca leiteira, ou seja, não é uma boa pagadora de dividendos. Geralmente ela paga entre abril e maio dividendos e juros sobre capital próprio. Até agora a LREN3 tem me pagado 1,24% do que eu já investi nela.

Histórico do meu Preço médio

Meu histórico do preço médio tem uma tendência crescente. Sendo a LREN3 uma empresa de crescimento é difícil achar um bom valor de cotação que seja menor que o meu preço médio. Procuro aportar nela sempre que não ela não esteja historicamente com um valor muito alto. O gráfico abaixo mostra que meu preço médio tem ficado na faixa de 30 a 40 reais, vale destacar que em 05/2018 houve minha primeira bonificação/desdobramento em uma ação, isso derrubou meu preço médio em 1,47 reais.
preço médio lren3


Projeção do Happy day

Meu objetivo com a LREN3 na minha carteira é crescimento, e fazendo um simplória projeção para 01/2035 , considerando uma rentabilidade "constante" de 1,62% ao mês (1,62% a.m é uma média de minhas rentabilidades mensais em 30 meses) e fazendo aportes de 1500 reais ao ano o resultado é animador. Ao final eu teria  R$ 204.649,58   somente nesta ação. Lembrando isso não é recomendação, é somente uma projeção feita a partir do meu histórico de investimentos em LREN3, como é um investimento em renda variável esta rentabilidade não é garantida. 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. A meta da minha carteira é 1% ao mês, é uma meta boa, não é fraca mas também não é um absurdo. Cuidado ao fazer a média da sua até agora, eu tinha uma média na minha de quase 2% a.m. e lógico que caiu, tá próxima de 1% agora, mas se guie pela média do mercado, 1,62% ao mês é o mesmo que 20% ao ano, isso é a média do Warren Buffett, 30 meses é pouco tempo pra fazer esse tipo de conta.

    Eu prefiro colocar metas pessoas como essa do que fica seguinte índice, não faz diferença, pra mim, bater o bovespa ou não. Bom post!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro 1% ao mês já é uma meta razoável. Eu concordo. O 1,62 % é uma média da minha rentabilidade mensal utilizando somente a LREN3, é mais um devaneio em cima do meu histórico de como seria se a LREN3 continuasse nesse crescimento constante. Valeu pelo Comentário!

      Excluir